No começo do primeiro trimestre, o professor nos propôs um documentário, com isso, nos reunimos e juntos escolhemos o tema: bullying. Após a escolha do tema, começamos a anotar todos as ideias e processos que serão usados no documentário. Fizemos um questionário que será usado tanto para o possível agressor quanto para o agredido, os chamamos respectivamente de Perfil 1 e Perfil 2. Para diferenciar os dois perfis na hora da gravação, cada perfil será entrevistado em lugares diferentes. Ao entrevistá-los, mostraremos o entrevistado e o entrevistador. E usaremos duas câmeras quando gravarmos a entrevista com a sala da professora Ronana do 3º ano do ensino fundamental. Entrevistaremos também, profissionais no assunto.
Pesquisamos o que significa Eufemismo, que é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão desagradável. Foi importante fazer essa pesquisa, para que não usemos termos chulos no documentário.
O professor também pediu para que pesquisássemos o significado de Storyboard, que até então não sabíamos o que era. Storyboard é uma sequência de desenhos em quadrinhos que serve para visualizar a cena antes de ser feita. Mas ainda não o colocamos em prática.
Decidimos fazer dramatizações a partir de atividades induzidas, ou seja, induzimos alguém a praticar o bullying, memorizamos aquela cena e dramatizamos. Faremos também um making of para dar uma descontraída no final do documentário.
A partir de agora, toda semana postarei aqui, os processos do nosso documentário, até a data de entrega, que será no dia 17 de junho de 2011.
Letícia Gomes
Letícia Gomes