No começo do primeiro trimestre, o professor nos propôs um documentário, com isso, nos reunimos e juntos escolhemos o tema: bullying. Após a escolha do tema, começamos a anotar todos as ideias e processos que serão usados no documentário. Fizemos um questionário que será usado tanto para o possível agressor quanto para o agredido, os chamamos respectivamente de Perfil 1 e Perfil 2. Para diferenciar os dois perfis na hora da gravação, cada perfil será entrevistado em lugares diferentes. Ao entrevistá-los, mostraremos o entrevistado e o entrevistador. E usaremos duas câmeras quando gravarmos a entrevista com a sala da professora Ronana do 3º ano do ensino fundamental. Entrevistaremos também, profissionais no assunto.
Pesquisamos o que significa Eufemismo, que é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão desagradável. Foi importante fazer essa pesquisa, para que não usemos termos chulos no documentário.
O professor também pediu para que pesquisássemos o significado de Storyboard, que até então não sabíamos o que era. Storyboard é uma sequência de desenhos em quadrinhos que serve para visualizar a cena antes de ser feita. Mas ainda não o colocamos em prática.
Decidimos fazer dramatizações a partir de atividades induzidas, ou seja, induzimos alguém a praticar o bullying, memorizamos aquela cena e dramatizamos. Faremos também um making of para dar uma descontraída no final do documentário.
A partir de agora, toda semana postarei aqui, os processos do nosso documentário, até a data de entrega, que será no dia 17 de junho de 2011.
Letícia Gomes
Letícia Gomes
Parabéns, Letícia!
ResponderExcluirFicou muito bom. Você pode tirar fotos das reuniões ou dos dias de gravação para inserir no blog. Mas já está muito legal.