segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dividindo tarefas...

Olá, voltei!
Semana passada, nos reunimos nas aulas de português de quinta-feira, pra separar o que cada um iria fazer. Eu gravei dois áudios, um para a introdução e outro para a conclusão do documentário. Eu e Renata, ficamos responsabilizadas por editar o vídeo da Mônica e mandar para o Furlan.
Pois é, o fim realmente está próximo. Quinta-feira dessa semana teremos que entregar este documentário, terminado ou não.
Tivemos tempo o suficiente para fazer isso, mas somos alunos, como quaisquer outros, sempre deixando para a "última hora". Mas acreditamos que esse trabalho vai sair completo!
O que tenho a dizer é: Boa sorte para todos nós!
Bom, até a próxima. Boa noite.

Letícia Gomes

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Está chegando ao fim.

Hoje, levamos para a aula nossa conclusão impressa, para ver como seria feito a conclusão. Cada um leu a sua e decidimos juntar uma parte de cada, nada mais justo. Então, pegamos as partes que mais nos chamaram a atenção e colocamos em um texto só.
Quando ficou pronto, eu li para a sala, pra ver se ficou bom. Eu vou fazer a narração, então já foi um teste, claro que vou me aperfeiçoar para deixar brilhante!
Hoje é o último dia de postagem para o fechamento das notas e a única novidade foi essa. Porque estamos chegando ao fim do nosso trabalho.
Se houver novas propostas do professor, eu volto. Caso contrário, já digo adeus!
Um grande beijo.

Letícia Gomes

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Concluindo o texto.

Na última quarta-feira, nós começamos a fazer a conclusão para documentário, mas não conseguimos terminar. Então, o professor nos pediu para que cada aluno fizesse uma conclusão para que o melhor seja escolhido, mas nada nos impede de misturar um pouco de cada.
No dia seguinte, tivemos um pequeno debate sobre a violência. Estou dizendo isso, pois o bullying também é uma forma de violência tanto verbal quanto física. Com isso, o professor deu um tema para que fizéssemos uma redação: Violência vs Paz. Sempre quando fazemos redação, precisamos fazer o planejamento, porém neste não foi preciso. E para quem não terminou ou faltou, poderá entregar na próxima aula, que é na quarta-feira.
Por hoje é só. Até sexta-feira eu posto mais coisas, afinal, está acabando o trimestre e o professor precisa fechar as notas, e as postagens no blog valem nota.
Boa noite e até mais!

Letícia Gomes

domingo, 14 de agosto de 2011

"Puxão de orelha"!

Sexta-feira passada, nos reunimos para começar a construir uma narração para o nosso documentário. E como todo trabalho em grupo, tivemos alguns desentendimentos, até porque cada um tem a sua opinião e muitas vezes não é aceita. Mas não há outra maneira de conviver em grupo, a não ser dessa forma!
Conseguimos começar. Anotamos tudo como o combinado antes das férias. Escrevemos a introdução e como serão colocados os vídeos que gravamos das pessoas entrevistadas, perfis 1 e 2. 
Quando íamos começar a escrever a conclusão, o professor parou e nos chamou a atenção. Mas foi por um motivo necessário, porque de fato, na maioria das vezes, nós não respeitamos uns aos outros e a nós mesmos. Sim, é desagradável o professor ter que parar o que está fazendo para nos chamar a atenção, sendo que já somos bem "grandinhos" pra saber o que estamos fazendo ou não. Mas a verdade, é que talvez não tenhamos amadurecido o suficiente durante esses anos de convivência com o professor. E dois anos e meio já dá pra conhecer as pessoas muito bem. Então, ele com certeza se pergunta: "Todos esses anos e o quanto eles amadureceram?". Esse "puxão de orelha" foi para refletirmos melhor sobre os nossos atos.
A aula acabou e ficamos por isso mesmo. Então na próxima aula, vamos continuar e terminar essa etapa do projeto.
Até semana que vem, boa tarde e até mais!

Letícia Gomes

sábado, 6 de agosto de 2011

As férias acabaram!

Boa tarde. Passamos um mês de férias, agora que voltamos, temos que estar atualizando o blog até o final deste mês!
Na quarta-feira passada, tivemos aula de português, falamos um pouco sobre o andamento do documentário, e na próxima quarta-feira vamos entregar por escrito, as frases que serão escolhidas para usar no documentário. Cada pessoa escolheu um vídeo para analisar, então a frase que chamar mais atenção, será usada.
Próxima sexta tenho mais novidades. Até mais!

Letícia Gomes

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Coletando mais vídeos!

Na quinta-feira da semana passada, tivemos um pequeno debate para dizermos o que esse trabalho modificou em nossas vidas. Quando terminamos, o professor nos pediu para que fizéssemos uma autoavaliação, com uma nota a ser dada para cada pessoa pela sua participação e produção no trabalho. 
Na sexta-feira, não tivemos aula, pois era a preparação da festa junina, mas tivemos que ir para gravar mais entrevistas. Agradecemos todos aqueles que puderam disponibilizar o seu tempo para responder nossas perguntas.
Muito obrigada!

Letícia Gomes

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Durante o processo!





Analisando os vídeos.

Sexta -feira, nos reunimos para que cada pessoa escolhesse um vídeo para ser analisado e depois dar sugestões. Eu escolhi o vídeo do Leal do 2º ensino médio.
Por conta de alguns probleminhas, perdemos alguns vídeos, portanto teremos que gravar novamente. Quando pensamos que estava tudo certo, ocorreu esse imprevisto, infelizmente. Mas não podemos desanimar, vamos seguir em frente e fazer um ótimo trabalho.
Por enquanto é isso. Semana que vem tem mais. Até!

Letícia Gomes

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Fazendo o roteiro.

Sexta-feira, o professor nos disponibilizou suas aulas para que fizéssemos o roteiro do documentário. Então colocamos isso em prática. Anotamos todos os entrevistados e todas as ideias que surgiram na hora.
O Furlan nos sugeriu escrever a palavra BULLYING no chão e colocar fogo, assim como o símbolo de anarquia. 

Outras ideias:
- Aparecer imagem de jogo (No caso, jogo sobre bullying);
- Pessoas se batendo, enquanto o narrador fala (Ex: vídeo do Rafinha Bastos);
- Aparecer uma pessoa segurando um bule e se perguntando: " Bule?". Aí outra pessoa vem em direção a esta, bate em sua cabeça e diz: "Não, seu burro. Bullying!";
- Aparecer especialistas definindo o que é bullying;
- Filmar o colégio e acelerar a filmagem;
- Entrevistar a classe da Professora Rosana (Isso, na verdade, foi um lembrete);

Depois de anotar essas ideias, decidimos levar o roteiro ao nosso diretor, Walter Assis, para que ele possa analisar.
E por hoje é só. Até semana que vem!

Letícia Gomes

quarta-feira, 1 de junho de 2011

E mais vídeos...

Na quinta-feira, nós do 3º ano do ensino médio, tivemos que fazer o Enem virtual, ou seja, não tivemos aula. Mas quem terminava a prova, ia para a sala de artes gravar a entrevista com os possíveis agressores. Quando vimos, já era hora de ir embora. E na sexta não tivemos tempo de gravar!
Na última terça-feira, terminamos então de gravar a entrevista com os possíveis agressores, então entrevistamos especialistas no assunto. Marisa e Vera, muito obrigada pela atenção de vocês. Assim como a Lígia e Mônica, foram também muito atenciosas com a gente, disponibilizaram seu tempo para nos ajudar.
Apesar de parecer calmo, sempre há um certo desentendimento, por um fazer algo que outro não goste, brincar na hora errada, mas nada que uma conversa não ajude!
Estamos nos empenhando ao máximo, até porque faltam poucos dias para a entrega do documentário. Queremos que o trabalho fique muito satisfatório.
Bom, por hoje é isso. Até a próxima atualização!

Letícia Gomes

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Coletando vídeos!

Na última sexta-feira, gravamos entrevistas com alguns alunos que tinham o perfil 2, que é o agredido. Durante as gravações, tivemos algumas discussões, mas nada muito sério. Entrevistamos também nossa coordenadora Mônica Sachetto, que foi super atenciosa com a gente. Muito obrigada Mônica! 
Na segunda-feira, entrevistamos os possíveis agressores. E essas entrevistas foram feitas durante o horário de aula de outros professores, o que gerou um certo desentendimento. No dia seguinte, nosso diretor Walter Assis, foi até a nossa sala para nos falar sobre esse projeto, mas não foi nenhuma novidade, pois ele disse o que o professor Monahyr tinha nos dito.  E temos que entregar as gravações até o final desse mês.
Próxima semana tem mais novidades!

Letícia Gomes

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Colocando em prática!

Na sexta-feira passada, 13 de maio, nós criamos uma hipótese. Na conclusão do trabalho, vamos avaliar se essa hipótese se confirma. Fizemos um questionário para entrevistar especialistas, na verdade iríamos entrevistar a Mônica, coordenadora pedagógica, mas ela não pôde fazer a entrevista, procuramos então, outros especialistas para responder ao questionário. Entrevistamos a professora e coordenadora de idiomas, Lígia Diniz. O Furlan levou a câmera, e assim a entrevistamos. Foi uma entrevista bem interessantes, além do nosso questionário, surgiram algumas outras perguntas. Ela foi bastante atenciosa e nos respondeu com clareza e objetividade. Só temos a agradecê-la!
Conforme o andamento, tiraremos fotos e filmaremos para deixar registrado o nosso andamento. Até a próxima semana!

Letícia Gomes

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Rumo ao documentário!

No começo do primeiro trimestre, o professor nos propôs um documentário, com isso, nos reunimos e juntos escolhemos o tema: bullying. Após a escolha do tema, começamos a anotar todos as ideias e processos que serão usados  no documentário. Fizemos um questionário que será usado tanto para o possível agressor quanto para o agredido, os chamamos respectivamente de Perfil 1 e Perfil 2. Para diferenciar os dois perfis na hora da gravação, cada perfil será entrevistado em lugares diferentes. Ao entrevistá-los, mostraremos o entrevistado e o entrevistador. E usaremos duas câmeras quando gravarmos a entrevista com a sala da professora Ronana do 3º ano do ensino fundamental. Entrevistaremos também, profissionais no assunto.
Pesquisamos o que significa Eufemismo, que é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão desagradável. Foi importante fazer essa pesquisa, para que não usemos termos chulos no documentário.
O professor também pediu para que pesquisássemos o significado de Storyboard, que até então não sabíamos o que era. Storyboard é uma sequência de desenhos em quadrinhos que serve para visualizar a cena antes de ser feita. Mas ainda não o colocamos em prática.
Decidimos fazer dramatizações a partir de atividades induzidas, ou seja, induzimos alguém a praticar o bullying, memorizamos aquela cena e dramatizamos. Faremos também um making of para dar uma descontraída no final do documentário.
A partir de agora, toda semana postarei aqui, os processos do nosso documentário, até a data de entrega, que será no dia 17 de junho de 2011.


Letícia Gomes